ABPTV | Tema: Os desafios da psiquiatria



Atualmente a Psiquiatria tem enfrentado grandes desafios. Ser psiquiatra é enfrentar o estigma que recai sobre a especialidade, que afasta os pacientes, estimula os estereótipos e prejudica o tratamento, já que os pacientes que sofrem de algum transtorno mental demoram a buscar um psiquiatra e assim as doenças cronificas e tornam-se mais complicadas. Por isso a ABP criou a campanha contra a Psicofobia, que é o preconceito contra portadores de transtornos ou doenças mentais.
Outro grande desafio da psiquiatria brasileira é a falta de investimento do Governo Federal nos tratamentos para saúde mental nas esferas públicas. Hoje, os pacientes do SUS não conseguem medicamentos psicotrópicos nas Farmácias Populares.
Sofremos com a diminuição dos leitos psiquiátricos públicos no Brasil, a psiquiatria foi a especialidade que mais perdeu leitos. Em 12 anos foram mais de 30 mil vagas fechadas em hospitais psiquiátricos no Brasil.
A psiquiatria privada brasileira é uma das melhores do mundo, temos o terceiro maior congresso de psiquiatria da América Latina, mas ainda temos muitos desafios pela frente.

E para você, quais são os desafios da Psiquiatria?
Compartilhe no Google Plus

Sobre Top TV Brasil

Todos os textos aqui escritos são de autoria dos membros desde site. Qualquer reprodução deve ser solicitada para o membro autor da publicação!
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook