Novo perfil do Congresso Nacional é debatido no programa desta segunda (6)

No momento em que projetos polêmicos estão sendo ou podem ser votados na Câmara dos Deputados, como o da redução da maioridade penal e o PL 4330, que libera a terceirização sem limites, o programa TV Bancários vai debater, nesta segunda-feira (6), o perfil dos parlamentares egressos das eleições de 2014, marcadamente conservador.

De acordo com números do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), dos 513 deputados federais, apenas 198 (38,6%), estão no primeiro mandato, outros 289 (56,3%) são remanescentes da legislatura passada e 26 (5,1%) são ex-parlamentares que voltam à Casa após pelo menos quatro anos fora. No Senado, dos 27 que acabaram o mandato, apenas cinco continuam. Aumentou-se o número de parlamentares das chamadas bancadas evangélica, ruralista e da "bala". Veja o programa abaixo:


Trata-se, segundo o Diap, de um novo Congresso Nacional pulverizado partidariamente, liberal economicamente, conservador socialmente, atrasado do ponto de vista dos direitos humanos e temerário em questões ambientais.

Em que medida esse novo perfil constitui uma barreira para os avanços pelos quais luta o movimento sindical, que viu sua bancada ser reduzida quase à metade? Que desafios estão colocados para os trabalhadores?

Para responder a essa e a outras questões, o TV Bancários vai receber o assessor parlamentar do Diap André Luís Santos. O programa começa às 19h30, com transmissão ao vivo pelo portal do Sindicato e veiculação simultânea pelo Facebook e Twitter da entidade.

Os bancários e bancárias podem participar enviando perguntas e comentários para o email tvbancarios@bancariosdf.com.br.

Renato Alves
Do Seeb Brasília
Compartilhe no Google Plus

Sobre Top TV Brasil

Todos os textos aqui escritos são de autoria dos membros desde site. Qualquer reprodução deve ser solicitada para o membro autor da publicação!
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook