ABPTV debate a saúde mental do médico (12/10/2015)

Os médicos têm a missão de cuidar de seus pacientes, mas quem cuida também precisa de cuidados. Por conta de toda a pressão do dia-a-dia os médicos chegam a um nível de estresse muito alto que pode desencadear diversas doenças como depressão, dependência química e consequentemente o suicídio.

Segundo estudos divulgados os médicos se suicidam cinco vezes mais do que o resto da população. O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo divulgou um estudo em que diz que em 2012 entre as causas externas de morte de médicos em São Paulo, o suicídio aparece em segundo lugar: 21% no caso das mulheres e 18% em homens.
Conheça mais sobre os participantes:

José Raimundo Lippi – Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais.






Sérgio Baldassin – Graduado pela Faculdade de Medicina do ABC, Mestre pela FMUSP, Doutor pela UNIFESP. É pós doutorando pela UNIFESP. Atualmente é Coordenador de Graduação nas Disciplinas de Psicologia Médica e Psiquiatria da FMABC e Coordenador do primeiro ano do Curso de Medicina da FMABC. É fundador e supervisor do NUBEM, e do atendimento aos funcionários do Hospital Estadual Mário Covas.




Hamer Palhares – Possui graduação em Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo (1997). É Doutor em Ciências pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria e Dependência Química, atuando principalmente nos seguintes temas: dependência química, médicos dependentes químicos, tratamento, dependência de álcool e rede de apoio a médicos. É Professor do Curso de Especialização em Dependência Química, promovido pela UNIAD/INPAD da UNIFESP e é Pesquisador da UNIAD/INPAD.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Top TV Brasil

Todos os textos aqui escritos são de autoria dos membros desde site. Qualquer reprodução deve ser solicitada para o membro autor da publicação!
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook