ABPTV | Alcoolismo (22/02/2016)

A ingestão de álcool provoca diversos efeitos, que aparecem em duas fases distintas: uma estimulante e outra depressora. Nos primeiros momentos após a ingestão de álcool, podem aparecer os efeitos estimulantes como euforia, desinibição e loquacidade (maior facilidade para falar). Com o passar do tempo, começam a aparecer os efeitos depressores como falta de coordenação motora, descontrole e sono. Quando o consumo é muito exagerado, o efeito depressor fica exacerbado, podendo até mesmo provocar o estado de coma. Os efeitos do álcool variam de intensidade de acordo com as características pessoais.

Apesar do desconhecimento por parte da maioria das pessoas, o álcool também é considerado uma droga psicotrópica, pois ele atua no sistema nervoso central, provocando uma mudança no comportamento de quem o consome, além de ter potencial para desenvolver dependência. O álcool é uma das poucas drogas psicotrópicas que tem seu consumo admitido e até incentivado pela sociedade.

Além dos inúmeros acidentes de trânsito e da violência associada a episódios de embriaguez, o consumo de álcool a longo prazo, dependendo da dose, frequência e circunstâncias, pode provocar um quadro de dependência conhecido como alcoolismo. Desta forma, o consumo inadequado do álcool é um importante problema de saúde pública, especialmente nas sociedades ocidentais, acarretando altos custos para sociedade e envolvendo questões médicas, psicológicas, profissionais e familiares. Assista ao programa logo abaixo:

Conheça mais dos participantes:

Dr. Angelo Campana – Especialista em psiquiatria pela UFRGS, diretor do Departamento de Psiquiatria Social da APRGS, Ex-presidente e fundador da ABEAD, Membro do Conselho Consultivo da ABEAD, possui 35 anos de experiência no tratamento de dependências químicas.

Dr. Valdir Ribeiro - Graduado em Medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - ES. Residência médica em Psiquiatria pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Minas Gerais - IPSEMG. Titulo de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP. Especialista em Dependência Química pelo Instituto Nacional de Politicas Públicas para o Álcool e outras Drogas- Universidade Federal de São Paulo- INPAD/ UNIFESP. Doutorado pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. É docente colaborador da Pós- Graduação em Neurociências da UFMG com a linha de pesquisa sobre álcool, outras drogas e direção.

Gostou do vídeo? Se inscreva no canal ABPTV e fique por dentro dos assuntos ligados a psiquiatria brasileira! Compartilhe com seus colegas e amigos!
Compartilhe no Google Plus

Sobre Top TV Brasil

Todos os textos aqui escritos são de autoria dos membros desde site. Qualquer reprodução deve ser solicitada para o membro autor da publicação!
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook