ABPTV | Microcefalia e os desafios do pós diagnóstico

A microcefalia é uma doença rara que deixa a cabeça e o cérebro de crianças menor do que deveria ser. Os padecentes da disfunção têm problemas de desenvolvimento e a doença não tem cura.

Por ser uma enfermidade relativamente nova, ainda não se sabe exatamente o motivo pela qual o adoecimento surge, mas acredita-se ser por meio do Zika Vírus, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.

A maior incidência de microcefalia está no nordeste brasileiro, principalmente no estado de Pernambuco, que teve 1601 casos registrados e 209 pacientes confirmados, além do estado ter decretado estado de emergência em saúde pública. Mas e as famílias de crianças com microcefalia? A partir do momento que recebem o diagnóstico o que muda na rotina dessas famílias? Qual o desafio dessas mães? Vamos debater hoje no ABPTV! Assista abaixo:
Conheça mais sobre os participantes:

Kátia Petribu - Mestrado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora adjunta e associada de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Medicas da Universidade de Pernambuco - FCM/UPE e médica psiquiatra da Fundação de Saúde Amaury de Medeiros, em exercício no Hospital Universitário Osvaldo Cruz-UPE.

Sandra Peu - Atualmente é médica psiquiatra no ambulatório do Hospital São Rafael em Salvador e atua como médica psiquiatra de Caps municipal de Salvador, BA.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Top TV Brasil

Todos os textos aqui escritos são de autoria dos membros desde site. Qualquer reprodução deve ser solicitada para o membro autor da publicação!
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook