ABPTV | Transtornos alimentares em mulheres (04/04/2016)

Os Transtornos Alimentares (TA) são distúrbios psiquiátricos caracterizados por alterações no comportamento alimentar que levam ao desenvolvimento de problemas físicos, psíquicos, bem como estresse emocional e social. Os quadros mais comuns são a anorexia nervosa e a bulimia nervosa, além dos transtornos alimentares não especificados e do transtorno da compulsão alimentar periódica.

Tanto a bulimia nervosa, quanto a anorexia nervosa são mais comuns em mulheres do que em homens, sendo que menos de 10 por cento dos casos ocorrem em homens. São mais frequentes também em adolescentes e mulheres jovens.

No ABPTV, os psiquiatras: José Appolinário e Maria Angélica Nunes vão debater as características dos transtornos alimentares em mulheres.
Conheça mais dos participantes:
José Carlos Appolinário - Pós-doutorado em Epidemiologia no Departamento de Epidemiologia do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é médico da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares do IPUB/UFRJ e Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, e do Ambulatório de Depressão Resistente do IPUB/UFRJ.

Maria Angélica Antunes Nunes - Mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas, doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo e pós-doutorado em epidemiologia pela UFRGS. É revisora ad hoc de: Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ), - Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, - Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo) e, Eat and Weight Disorders(Itália). Área de atuação em Saúde Mental e Epidemiologia, principalmente nos seguintes temas: anorexia, bulimia, transtorno alimentar, obesidade e comportamentos alimentares inadequados.

Gostou do vídeo? Se inscreva no canal ABPTV e fique por dentro dos assuntos ligados a psiquiatria brasileira! Compartilhe com seus colegas e amigos!
Compartilhe no Google Plus

Sobre Top TV Brasil

Todos os textos aqui escritos são de autoria dos membros desde site. Qualquer reprodução deve ser solicitada para o membro autor da publicação!
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook