ABPTV | Espiritualidade e saúde mental (09/05/2016)

A espiritualidade pode ser um dos grandes fatores para que o padecente de um transtorno mental encare a doença de uma forma mais positiva. O trabalho em conjunto com a espiritualidade pode auxiliar na melhora da qualidade de vida e inclusive na prevenção ao suicídio.

Um estudo realizado no Brasil mostrou que 85% dos pacientes gostariam que a sua religiosidade fosse abordada dentro do consultório médico e apenas 8% disse já ter tido o assunto debatido com seu médico. A maioria das universidades de medicina americanas já abordam o assunto na formação de seus profissionais. Para falar sobre o assunto o ABP TV de hoje recebe integrantes da Comissão de Estudos e Pesquisa em Espiritualidade e Saúde Mental para falar sobre o assunto.
Conheça mais sobre os participantes:
Alexander Moreira – Coordenador da Comissão de Estudos e Pesquisa em Espiritualidade e Saúde Mental da ABP, Coordenador de trabalhos como a Seção de Espiritualidade, Religiosidade e Psiquiatria da World Psychiatric Association, Professor Associado de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF, fundador e diretor do NUPES (Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da UFJF).

Anahy Fagundes – Médica Psiquiatra (UFRGS/HCPA), Analista do IJRS/AJB, Diretora de Divulgação da Associação de Psiquiatria do RS (APRS), Coordenadora do Núcleo de Psiquiatria e Espiritualidade da APRS, Coordenadora do Depto. de Estudos sobre Espiritualidade do IJRS, Membro do Comitê de Estudos e Pesquisas em Espiritualidade e Saúde Mental da Associação Brasileira de Psiquiatria e Membro da “Section on Religion, Spirituality and Psychiatry” da World Psychiatry Association (WPA).


Assista ao ABP TV o programa que foi criado para você, psiquiatra!

Gostou do vídeo? Se inscreva no canal ABPTV e fique por dentro dos assuntos ligados a psiquiatria brasileira! Compartilhe com seus colegas e amigos!

Fonte: Da redação ABP / TopTV Brasil
Compartilhe no Google Plus

Sobre Top TV Brasil

Todos os textos aqui escritos são de autoria dos membros desde site. Qualquer reprodução deve ser solicitada para o membro autor da publicação!
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook