ABPTV - Agitação no idoso com demência

Demência é uma palavra que caracteriza um grupo de sintomas causados por uma doença que afeta o cérebro. Diversas doenças diferentes podem causar sintomas de demência, como alterações na memória e na capacidade de realizar tarefas que os portadores realizavam com facilidade antes, por vezes atividades simples como comer sem ajuda ou se vestir. Além disto, pessoas com demência podem apresentar alterações de comportamento, como irritabilidade ou inadequação.
O quadro de demência gera problemas de comportamento como agressividade, alucinações e/ou dificuldades para comer e dormir.

Para diagnosticar corretamente uma demência é necessária a realização de um exame médico, que será feito por um psiquiatra ou outro médico habilitado, que avaliará o comprometimento de diversas funções como a memória, a linguagem e a capacidade de realizar tarefas e poderá fazer exames para determinar a causa precisa da demência, de modo a instituir um tratamento adequado. Para falar sobre o tema o ABP TV conversará com os psiquiatras Annibal Truzzi e Carlos Clayton Aguiar. Assista abaixo:

Conheça mais sobre os participantes:

Dr. Annibal Truzzi - Doutor em Psiquiatria pela UFRJ e Doctor Fellow pela Universidade de Oslo.

Dr. Carlos Clayton Aguiar - Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza e Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará. É especialista em psiquiatria pela ABP, com certificado em área de atuação em psicogeriatria, também pela ABP. Atualmente é professor do curso de medicina da Universidade de Fortaleza- UNIFOR.

Gostou do vídeo? Se inscreva no canal ABPTV e fique por dentro dos assuntos ligados a psiquiatria brasileira! Compartilhe com seus colegas e amigos!
Compartilhe no Google Plus

Sobre Top TV Brasil

Todos os textos aqui escritos são de autoria dos membros desde site. Qualquer reprodução deve ser solicitada para o membro autor da publicação!
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook